quinta-feira, 21 de julho de 2011

Principais Ingredientes - Parte I - Vitaminas e Minerais

A partir de hoje vamos descrever no blog os principais ingredientes utilizados pela Herbalife na confecção de seus variados produtos. Começaremos pelas vitaminas e minerais, abordando mais especificamente a Vitamina C, o cálcio e o iodo. Mas CALMA: não é nenhuma aula chata de biologia ou ciência, é informação prática, pra vida! Aproveite!


Vitaminas

São elementos nutritivos essenciais para a vida, que na maioria possuem em sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e cuja falta pode provocar manifestações indesejadas no corpo. Elas participam em muitas reações bioquímicas que
transformam os alimentos em energia.São também essenciais para manter inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. O escorbuto, por exemplo, é uma doença causada pela falta de vitamina C e que vitimou milhares de pessoas nos séculos 16 a 18, devido à alimentação pobre em frutas e verduras.O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (produzidas nos intestinos pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).

Minerais

Sabe-se que a água, proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas compõem, aproximadamente, 96% do organismo e que 4% restantes são constituídos por minerais. Destes, 21 são essenciais à nutrição humana: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês, cobre, iodo, molibdênio, cobalto, cromo, silício, vanádio, níquel, estanho e flúor. Alguns minerais presentes no corpo humano não apresentam função conhecida (ouro, prata, alumínio, mercúrio, bismuto, gálio, chumbo, antimônio, boro, lítio) e outros não foram estabelecidos ainda como essenciais, embora participem de certas reações biológicas (arsênio, bário, cádmio, estrôncio, bromo). Os minerais essenciais têm funções específicas e indispensáveis e sua carência pode levar a quadros graves, como por exemplo, alterações ósseas e dentárias (flúor), enfraquecimento dos ossos e dentes (cálcio), anemia perniciosa (cobalto), entre outros.

Vitamina C

É uma molécula formada pelo ácido ascórbico, com função antioxidante e atuação na formação e manutenção do tecido conjuntivo.
Principais fontes: vegetais verdes folhosos, especialmente crus; groselha, frutas cítricas, morango, pimentão, goiaba, kiwi, acerola, caju, tomate e batata.

Cálcio

É o elemento químico “Ca”, essencial aos organismos vivos, principalmente para o crescimento e manutenção da resistência dos ossos e dentes. Auxilia também na contração muscular e na condução de impulsos nervosos.
Principais fontes: leite, iogurte, queijo amarelo, tofu, vegetais verdes folhosos, principalmente brócolis japonês, agrião e espinafre, quiabo e amêndoa.

Iodo

É o elemento químico “I”, necessário para a produção do hormônio da tireóide, glândula que regula o metabolismo do organismo.
Principais fontes: frutos do mar, algas marinhas e sal iodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário