sábado, 23 de julho de 2011

Principais Ingredientes - Parte III - Chás, Cafeína, Cálcio entre outros

Terminando a série sobre os principais ingredientes utilizados pela HERBALIFE, temos o chá verde, a cafeína, o cálcio, o magnésio e a vitamina D. Passemos a individualizá-los:

Chá Verde

É usado no Oriente há milênios e, mais recentemente, no Ocidente, sendo, depois da água, a bebida mais consumida no mundo. É obtido da planta Camellia sinensis e contém substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, além de cafeína. Polifenóis são antioxidantes que ajudam no combate dos danos que podem ser causados pelos radicais livres - moléculas reativas que podem danificar as células e tecidos do organismo.


Além disso, os polifenóis têm outras propriedades, como ação anti-inflamatória, auxiliando no bem-estar. Folhas de chá verde são encontradas soltas em pacotes, em envelopes de chá ou ainda em bebidas prontas. É utilizado tanto nos produtos Herbalife de nutrição interna, quanto externa. Dentre os produtos que contêm chá verde estão os chás Original, sabores Framboesa, Limão, Pêssego e Thermo Complete. Além disso, está presente também na linha de cuidados pessoais Soft Green.

Cafeína

É encontrada em mais de 60 tipos diferentes de plantas, mas, principalmente, no café, chás, erva-mate, cacau e guaraná. Estima-se que cerca de 80% da população mundial faça uso desta substância diariamente, consumida usualmente através de bebidas. A cafeína é um estimulante leve do sistema nervoso central, motivo pelo qual pode fazer nos sentir mais alerta depois de consumi-la. Assim como qualquer outro alimento, deve ser consumida equilibradamente, sendo que grupos populacionais específicos devem procurar orientação de um profissional habilitado.

Cálcio

É o elemento químico “Ca”, essencial aos organismos vivos, principalmente para o crescimento e manutenção da resistência dos ossos e dentes. Auxilia também na contração muscular e na condução de impulsos nervosos. Principais fontes: leite, iogurte, queijo amarelo, tofu, vegetais verdes folhosos, principalmente brócolis japonês, agrião e espinafre, quiabo e amêndoa.

Magnésio

É o elemento químico “Mg”, importante para os ossos, funcionamento das células e de algumas enzimas. Principais fontes: cereais integrais, gérmen de trigo, nozes e sementes, camarão, quiabo, acelga, grãos de soja, tofu e damasco seco.

Vitamina D

É uma molécula formada pelo grupo químico esterol e necessária para a absorção do cálcio e fósforo dos alimentos. É produzida, principalmente, pelo organismo quando a pele é exposta à luz do sol. Principais fontes: peixes oleosos, principalmente o arenque, salmão, sardinha, truta, e, em quantidades menores, em ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário